sexta-feira, 9 de janeiro de 2009




Escrever é difícil?


Veja o q alguns autores dizem a respeito da experiência da escrita:


"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada. " (Clarice Lispector)


"Para mim o ato de escrever é muito difícil e penoso, tenho sempre que corrigir e reescrever várias vezes. Basta dizer, como exemplo que escrevi 1100 páginas datilografadas para fazer um romance, no qual aproveitei pouco mais de 300." (Fernando Sabino)


"A coisa principia difícil, você hesita, escreve besteira, não faz mal. De repente você percebe que, corretamente ou penosamente (isto depende da pessoa), você está dizendo coisas acertadas, inventando belezas, forças, etc." (Mario de Andrade em carta a Fernando Sabino)


O escrever depende do que pretende-se escrever. Para escrever no meu diário minhas simples palavras, até mesmo desorganizadas, bastam. Para escrever um trabalho da faculdade tenho que ter cuidado com o conteúdo, senão posso fugir ao assunto.
Gosto de escrever. Escrever com liberdade. Escrever, assim como dizia Clarice Lispector, sem a preocupação de que meus escritos vão ou não mudar alguém ou algum pensamento. Assim, "Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro... " (Clarice Lispector).

Agora, deixem suas respostas para a pergunta inicial.
Bj.
Lindy.

3 comentários:

Paula: pesponteando disse...

amei seu blog...continue escrevendo...vou adorar ler suas ideias(sem acento né?)
bjs

D Z disse...

Oi Lindy,

Penso, que escrever pode ser uma tarefa penosa e ao mesmo tempo prazerosa. Mas não há nenhuma pena neste ofício que não seja compensado pelo prazer de ver um texto pronto, principalmente, quando este nasce como imaginamos que seria e, às vezes, até melhor.

Uma ótima noite para vc...

Bjs!

Dany

Nicole Ayres disse...

Poxa, muito legal o seu blog! =) Visita o nosso? É meu e de umas amigas minhas, postamos contos, crônicas, notícias, de tudo um pouco.
O link: http://escreverartepensarparte.blogspot.com/

Valeu, bjs e boa sorte no blog, adorei! ^^

Powered By Blogger